O conteúdo deste blog está protegido pelo artigo 7º, inciso I, da Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, a "Lei dos Direitos Autorais".


PAX ET CONCORDIA

PAX ET CONCORDIA
Pedro Américo

RIACHÃO DO JACUÍPE: O LAMENTO DE UMA TERRA EM TRANSE

Sou esta terra posta às margens de um rio morto
Sacrificada pela seca e redimida pelo amor
Daqueles filhos que me querem sã e sem temor
Das coisas que me reservam um futuro vicioso.

Como cicatrizes trago no rosto exposto
Décadas de maus-tratos e ainda assim vivo
Como todas as mães sofridas que de tanto desgosto
Chora às escondidas seus filhos perdidos.

Arrancam-me cada pedaço de carne
Saboreiam minhas entranhas e bebem meu sangue
Como urubus rondam os restos que lhes farte
E buscam ainda mais tudo o que por maldade me sangre.

Quanta injúria e vilipêndio!
Do meu ventre nasceram todos
E hoje me entregaram à sanha de estrangeiros
Para ser escrava de vícios horrendos.

Choro como as mães sofridas
Mas não amaldiçoo meus filhos
São crianças por mim paridas
Suas ações apenas é tudo que critico.

No entanto, ouçam meu grito
Matam-me aos poucos a cada dia
Como posso, filhos queridos,
Ser mãe amorosa de quem me faz arredia?!
Sacrificam-me no altar da ganância
Roubam meus sonhos e minha dignidade
Mas, eu imploro, me resgatem da ignorância
E me façam a mais bela e próspera de todas as cidades!


Ailton São Paulo

TROPEIROS POBRES DE SÃO PAULO

TROPEIROS POBRES DE SÃO PAULO
JB Debret

BATALHA DO RIACHUELO

BATALHA DO RIACHUELO
Vítor Meireles - Óleo Sobre Tela

MORTE DE MOEMA (Vítor Meireles)

MORTE DE MOEMA (Vítor Meireles)
Óleo sobre tela inspirado no épico "Caramuru", de Frei José de Santa Rita Durão